Clipping - Site Do Museu Das Minas E Do Metal Publica Visita Técnica Do MRDC

MUSEU REGIONAL DE CAETÉ VISITA MMM


Por Paôla Oliveira
O Museu das Minas e do Metal recebeu na última sexta-feira, dia 20 de janeiro, a visita de alguns membros do Museu Regional de Caeté, que vieram fazer uma visita técnica. Participaram da visita o assistente técnico, Sidney do Vale, o administrador, Gabriel Chaves, o museólogo, Evaldo Portela, o responsável por assuntos educacionais, Lélio de Assis e o guia do museu, Waldê de Macedo. Segundo o assistente técnico, Sidney do Vale, o objetivo da equipe é fazer uma visita técnica por mês e conhecer todos os museus de Minas Gerais.
O museólogo, Evaldo Portela, também falou durante a visita da importância da troca de conhecimento e soluções entre os museus. “No setor de museologia, educação, restauro e, até mesmo, receptivo, a gente vê quais são as soluções que são usadas nestas unidades museológicas e intercambiar, isto é, ver a possibilidade da aplicação dessas soluções para o Museu de Caeté. Ou, então, pelo menos aprimorar o que já é feito lá”, disse. Evaldo ainda comentou o que mais lhe chamou a atenção no MMM. “No meu caso, particularmente como museólogo, o que me chama atenção é o aproveitamento do local, um prédio adaptado, em que a funcionalidade primeira dele não era ser museu. E o moderno e o antigo estão sempre em consonância, eles não se confrontam e fica tudo em harmonia”, opinou o museólogo.


Da esquerda para direita: Sidney do Vale, Gabriel Chaves, Waldê de Macedo, Evaldo Portela, Lélio de Assis e Suely Monteiro
O Museu Regional de Caeté ainda desenvolve uma programação cultural às quartas-feiras, chamada “Quarta Cultural”, muito parecida com a proposta do “Toda Quinta e Muito MMMAIS”, trazendo diversas atividades para a população de Caeté, desde exibição de filmes até poesia. “Nosso objetivo, de forma geral, é que toda a população de Caeté visite o museu e se aproprie dele”, disse Lélio de Assis, responsável por assuntos educacionais. A educadora do MMM, Suely Monteiro, que recebeu os membros do Museu Regional de Caeté, falou sobre as inúmeras formas de diálogos entre os pares durante uma visita. “A visita técnica é essencial para as instituições, tanto para aquelas que visitam um museu, quanto para quem está recebendo a visita. É uma troca de experiência e a visita é toda pautada no diálogo com os pares, com pessoas que conhecem o assunto, que tem uma visão crítica, que tem experiências similares”, analisou Suely.


Os membros do Museu Regional de Caeté conhecem a atração Inventário Mineral
O Museu Regional de Caeté pertence ao Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), órgão responsável pela administração direta de 30 museus no Brasil.
Visite o blog do Museu Regional de Caeté! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário